Cabelo dicas saúde

10 dicas de especialistas para auxiliar nos cuidados dos cabelos

capa

Olá meus amores! ♥

Uma das minhas maiores preocupações esteticamente é o meu cabelo, e sei que não sou a única, afinal hoje em dia tanto mulheres quanto homens tem se preocupado cada vez mais com sua saúde e bem estar.

Os cabelos fazem parte disso, sabemos o quanto muitas mulheres sofrem ao saberem que seus cabelos estão caindo ou que por algum motivo perderão os fios. Mesmo a mulher menos vaidosa, também gosta de se sentir bonita e muitas vezes (senão a maioria) o cabelo também passa essa segurança.

Todas nós sabemos que para ter cabelos bonitos temos que cuidar bem deles, então resolvi compartilhar com vocês dicas de especialistas que também fazem parte desses cuidados e que ajudam demais as madeixas. 🙂

cuidando dos cabelos

1ª Mantenha os cabelos sempre limpos

Não caia mais no conto que lavar os cabelos todos os dias faz mal aos fios ou couro cabeludo, ao contrário do que se diz por aí, não lavar os cabelos e deixar com que eles acumulem sujeira, além de passar uma aparência desagradável, favorece o surgimento de algumas doenças associadas ao fungo. E para quem quer ter cabelos compridos o excesso da oleosidade ainda pode desacelerar o crescimento saudável dos cabelos.

Não estou pedindo que você lave seus cabelos todos os dias, mas se quiser não fará mal algum! 🙂

2ª Não prenda os cabelos molhados

Isso dificulta a secagem dos fios, contribuindo para o aparecimento de caspa e fungos. Além disso, a tração para prendê-los pode fazer com que sejam arrancados.

Se o objetivo de prender é reduzir o volume até que seque, manter os cabelos hidratados terá um resultado muito mais eficiente e duradouro. Então deixe os fios secarem bem antes de prendê-los e faça mais hidratações.

3ª Use a escova certa na hora certa

A escova querendo ou não pode danificar os fios também, por puxá-los de maneira exagerada, podendo rompê-los. A escova só deve ser usada em cabelos secos, e nunca para desembaraçá-los.

Por isso o ideal é usar pente de madeira ou de material antiestático, com dentes largos e espaçados. Deixe a escova só para modelar os fios, para usar no dia a dia prefira as de cerdas naturais e macias.

4ª Reduza o estresse

O estresse vem sendo apontado em vários estudos como fator determinante para queda dos fios ou para piorar a queda. Para reduzir o estresse conte com a atividade física; ela melhora a qualidade de vida e a produção de hormônios.

5ª Evite bebidas alcoólicas e cigarro

A ingestão frequente e exagerada de álcool leva a um estado de deficiência nutricional, e como os cabelos não são essenciais à sobrevivência do nosso organismo, são uma das primeiras partes do corpo que sentem essa carência, chegando até a cair.

Cuidado também com o tabagismo, pois já está provado cientificamente que o fuma facilita a queda capilar. Além disso, o cigarro consome alguns nutrientes, como o zinco, importantes para a saúde e o crescimento dos fios.

6ª Tenha uma dieta equilibrada

Isso não é novidade e todas nós sabemos que para um cabelo ainda mais bonito os nutrientes devem vir de dentro.

O crescimento, o brilho e a maleabilidade dos cabelos estão diretamente relacionados a uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e proteínas. Portanto, cuidado com dietas milagrosas, orientadas por aí sem fundamento médico.

Na hora de fazer dieta, procure por médicos, afinal ele pode adequar suas necessidades de emagrecimento a uma alimentação saudável.

7ª Não durma com os cabelos molhados

Assim como não é bom prender os cabelos molhados nem escovar os fios molhados, dormir depois daquele banho sem secar os cabelos vai fazer mal do mesmo jeito.

Não só a sua saúde, mais seus cabelos também vão ser agredidos e a possibilidade de criar fungos tanto em seu couro cabeludo quanto em seu travesseiro é imensa.

8ª Evite escovar os cabelos que estão fracos

Um cabelo fraco e propenso à quebra, tem mais facilidade de quebrar ao passar a escova. Então se seu cabelo está fraco e você sente que até mesmo ao passar os dedos nos fios ele já quebra, uma escova fará ainda mais estragos.

9ª Faça sempre hidratações semanais

Mesmo com a saúde em dia e um cuidado acima de qualquer outro com nosso organismo, sempre teremos de cuidar das nossas madeixas. O cabelo perde massa, perde brilho e saúde a cada química.

Então procure produtos bons (não necessariamente caros) e faça semanalmente ou a cada 15 dias uma hidratação, reconstrução ou nutrição, dependendo da necessidade dos seus cabelos. Nessa hora uma boa pedida é o cronograma capilar que pode ajudar a colocar os cuidados com seu cabelo em ordem.

Veja como fazer o cronograma capilar, é só clicar aqui.

10ª Não faça químicas fortes em pequenos espaços de tempo

Sei que hoje há cada vez mais produtos que prometem maravilhas ao nossos cabelos e mantê-los da forma ou cor que a gente mais gosta, mas evite fazer muitas químicas e em espaços de tempo curtos, assim não a cabelo que aguente ou hidratação que dê jeito.

Falo por experiência própria, afinal sou uma verdadeira Camaleoa, mudo muito meu cabelo, estou sempre mexendo nele e me controlo bastante desde que vi pela primeira vez meus cabelos descendo pelo ralo.

Então mesmo que você goste muito de mudar, assim como eu, procure cuidar bem dos fios de uma mudança para outra, afinal não vai adiantar nada ficar com o cabelo do jeito que você mais queria e quando terminar o processo perceber que só sobrou a “espiga”.

dicas para os cabelos

Bom minhas lindas e lindos, espero que tenham gostado das dicas e aproveite bem cada uma delas e tenho certeza que seu cabelo vai melhorar bastante.

Lógico não é somente essas 10 dicas que vão fazer seu cabelo mudar da água para o vinho, mas ajudarão sim a mantê-los mais bonitos.

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram