conselhos de amiga dicas esmalte saúde unhas

6 dicas para perder o hábito de roer as unhas

Olá meus amores!

Hoje resolvi compartilhar com vocês dicas que me ajudaram muito quando era mais nova e tinha a mania de roer as unhas. Mania horrível que espero que nunca mais volte! 🙂

O nome desse probleminha minhas amigas e amigos é onicofagiahábito de roer as unhas. Geralmente é iniciada na infância e atingi tanto homens quanto mulheres.

Um hábito nada agradável para quem vê e muito menos para quem faz, o ato de roer as unhas além de transmitir certa falta de higiene também passa a impressão de insegurança e fragilidade, o que pode ser um grande obstáculo à vida profissional, pois pode ser interpretado como falta de assertividade.

roer a unha

Para alcançar o resultado esperado, como unhas bonitas e saudáveis a longo prazo é imprescindível a identificação dos fatores emocionais e ambientais que levam as unhas à boca.

O hábito também envolve, muitas vezes, morder e arrancar a pele ao redor da unha, chegando a causar ferimentos e sangramento. Com o tempo isso pode causar Paroníquia Crônica, nome dado à infecção da pele, caracterizada por inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade.

Essa doença pode interferir no formato das unhas, que ficam cada vez mais curtas e achatadas, interrompendo até o crescimento, pois é debaixo da cutícula que se encontra a matriz ungueal, onde se inicia o crescimento.

Viu só como o simples fato de roer as unha pode causar até mesmo doenças? Então fique esperta (o) e faça de tudo para largar logo esse vicio feio.

O que eu posso fazer para não roer minhas unhas?

o que fazer

Em primeiro lugar, vou passar algumas dicas que me ajudaram bastante, mas dependendo do caso a ajuda terá que vir de um médico especialista, mas nada impede que você comece e deixar o vício com as dicas abaixo e também com o acompanhamento médico.

1ª Pintar as unhas de cor escura ou mascar chiclete

São métodos simples, mas que ajudam muito na hora de evitar levar a mão à boca. Não tenha preconceito ao pensar que é besteira, essa dica pode te ajuda muito  e não custa tentar! 🙂

2ª Mantenha as mãos ocupadas

Tenha sempre uma caneta por perto, ou o celular pode ajudar a cumprir essa missão. A intenção será sempre evitar que a mão chegue perto da boca.

3ª Use produtos fortalecedores de unhas

Unhas duras são mais difíceis de roer, e o esforço torna o hábito ainda mais constrangedor, por isso o indivíduo acaba parando.

4ª Mantenha as unhas sempre curtas, rentes aos dedos

Isso evita que você encontre uma porção livre para arrancar.

5ª Tenha as unhas sempre feitas

Essa é até mesmo para os homens, não estou pedindo para pintá-las, e sim para fazê-las. Lixar, cuidar a cutícula, no caso do homem passar uma base e no caso da mulher pintar da forma que gostar.

6ª Procure produtos específicos para auxiliar na suspensão do hábito

No mercado há esmaltes, por exemplo, que têm o gosto horrível e fazem a pessoa sentir repulsa cada vez que levar as unhas à boca.

Em minha opinião essa é uma das melhores dicas e funciona perfeitamente. O melhor é que essa dica não prejudica a estrutura das unhas.

E não se esqueçam, mesmo que você já tenham tentado todas essas não desistam, continuem tentando, a atitude de tentar já ajuda e muito. Agora mesmo se você continuou tentando e não deu certo mesmo, procure a ajuda de um médico ou especialista na área e com toda certeza ele saberá melhor o que você poderá fazer, analisando o seu caso.

Se inspire nas unhas abaixo e siga em frente! 🙂

parar de roer unha

Espero que ajude minhas lindas e lindos, para mim foi tudo de bom e hoje minhas unhas crescem demais, gostaria até que meu cabelo crescesse com a mesma velocidade!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

27 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram