Cabelo dicas

8 regrinhas que você não deve esquecer antes de usar chapinha e/ou secador

Capa

Olá meus amores!

Hoje resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para o momento de usar a chapinha e o secador, são detalhes que nem sempre seguimos, mas que fazem toda diferença, principalmente na hora de continuar com um cabelo saudável.

Vejo muitas meninas que reclamam por estarem sempre com o cabelo ressecado, quebrado, com pontas duplas e mais um monte de coisas, mas pergunta sobre os cuidados com a chapinha e o secador, não se preocupam nem um pouco com os estragos, não largam nenhum dos dois por nada!

Então se é para continuar usando, pelo menos vamos usar da maneira mais correta para não agredir os fios, certo? 🙂

Proteção

Proteger é melhor do que remediar, quem nunca ouviu essa frase?!

Antes de se jogar totalmente nos tratos com chapinhas e secador, procure sempre usar termo protetores nos fios. Alguns permitam que você use com o cabelo molhado depois de lavá-los e outros você pode usar com os fios secos, mas nunca deixe de usar sempre que for usar chapinha ou secador.

Alguns tem queratina, silicone, ceramidas, óleos vegetais como argan, ojon, coco e outros. Essas são opções muito boas para cuidar do cabelo enquanto você manuseia as ferramentas.

Esses produtos criam um película em volta do fio e não deixa com que o calor do cabelo ou chapinha agrida os fios.

secador
Sem saber usar, o secador pode ser uma arma para o seu cabelo!

Produtos específicos

Se você é aquela garota que não vive sem chapinha ou secador, pode optar por produtos, como shampoo e condicionador, que também tenham termo protetores em sua formulação, que ajudarão ainda mais no  momento da chapinha ou secador.

Além de tratar os fios, diferente de outros shampoos, ele também vai proteger do calor.

Temperatura certa

Infelizmente nem todas nós temos chapinhas que tem a temperatura certa, a minha mesmo não tem opção de escolher a temperatura e ela é muito quente, esquenta demais e a única opção que me sobra é usá-la o minimo possível.

A temperatura certa é de 180C e se a sua chapinha é igual a minha, não tem como medir a temperatura adequada, tente pelo menos não passar muitas vezes na mesma mecha, pois pode acabar queimando os fios.

Óleos vegetais, reparadores de ponta, óleos para diminuir frizz

Meninas, pelo amor de deus, tudo isso é muito bom para o cabelo e realmente tem marcas que cumprem mesmo tudo o que prometem. Mas por favor, não usem nada disso antes de passar a chapinha ou usar o secador.

Parece bobeira, mas sério, você pode queimar o cabelo! Não faça nunca nada disso!

Deixe para usar qualquer um desses produtos depois de usar a chapinha ou secador, não antes. O risco é grande!

Chapinha quadrada

Ultimamente está uma moda de enrolar o cabelo ou modelar com a chapinha, sério, sou totalmente à favor, afinal não é todo mundo que tem condições de ter todo tipo de ferramenta para os cabelos (assim como eu também não tenho).

E se você pode usar uma única coisa para fazer vários penteados, por que não?!

Mas o problema é que usar a chapinha quadrada para fazer isso não dá certo! Marca o cabelo e não fica um resultado bom, fica estranho.

Procure fazer isso com a chapinha de cantos arredondados, vai dar um resultado mais bonito e também não vai prender seu cabelo durante o processo.

secador-e-chapinha (2)
Não segure a chapinha no meio do cabelo, pode queimar os fios!

Cabelo molhado versus chapinha

Gente, o secador foi feito para secar o cabelo, não a chapinha. Tudo bem que existe exceções e tem algumas chapinhas no mercado que prometem secar o cabelo, mas se você não tem essa opção, se a sua não promete nada disso, por favor não faça isso!

Sabe qual o resultado? Cabelos cheios de pontas duplas e quebrados, ao extremo!

Precisa secar o cabelo mesmo? Use o secador e depois passe a chapinha, se vai fazer não tenha preguiça, não faça de qualquer jeito e cuide do cabelo.

Não encosta!

Vai secar o cabelo? Vai fazer escova? Por favor, não gruda o secador no cabelo!

O certo é deixar o secador em uma distância de 10 centímetros do cabelo! Nada de encostar o secador no cabelo para deixá-lo mais liso. Isso é um grande mito, o cabelo fica liso com o secador distante também!

Não faz só por que vê os outros fazendo, afinal é o seu cabelo que sente o prejuízo.

Não encosta!
Mantenha distância! Seu cabelo agradece!

Dê uma folga aos seus cabelos

Se você é encanada com seu cabelo, procure aquele dia que você vai ficar em casa, não vai sair,  para não usar nem chapinha nem secador.

Deixe o cabelo descansar um pouco, ajuda muito, é como sempre digo por aqui, o excesso faz mal, então não exagera e aproveita porque hoje a moda está em um cabelo mais natural, cheio, com ondas, então evite a neura do liso!

E se mesmo assim, não tem como, você não pode de jeito algum deixar de usar secador ou chapinha, existem alguns truques para deixar o cabelo mais arrumado.

Aqui no blog já deixei um vídeo mostrando como deixar o cabelo com efeito liso usando touca com grampos, que sim demora para deixar o fio liso, mas por outro lado não estraga nada e deixa um efeito bem natural.

Gostaram minhas lindas? Espero que essas dicas ajudem bastante todas vocês, porque desde que aprendi todas elas, o meu cuidado com meu cabelo mudou e meus cabelo agradecem!

Mas me contem, vocês também já seguem essas regrinhas? Já notaram as diferenças? Me contem!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

27 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram