Casamento conselhos de amiga dicas morar sozinha

Como e quais documentos tenho que atualizar depois de casada?

Atualizar nome de casada nos documentos

Quem me acompanha tanto aqui no blog quanto no canal, sabe que casei recentemente e inclusive tem série sobre o casamento aqui também, com o primeiro vídeo de uma série de 3, onde tento tirar algumas dúvidas sobre o casamento no cartório. (Você pode conferir esse vídeo clicando aqui).

Atualizar nome de casada nos documentosMas o que acontece é que depois de casar a gente pensa que os probleminhas com burocracia acabaram, mas amiga deixa eu te contar… Não acabaram não! 🙂

Primeiro é que tanto você quanto seu agora marido, terão que renovar todos os documentos, passando a informação de que agora não é mais do time de solteiras e sim das casadas, principalmente se no momento de dizer sim você aceitar adicionar ao seu nome o sobrenome de seu futuro marido.

Hoje tanto você quanto seu noivo (a), podem assumir o sobrinome do outro (sim os maridos também podem escolher adicionar um dos seus sobrenomes ao dele), e caso você opte por isso, terá que o mais rápido possivel, mudar todos os seus documentos para adicionar o nome de casada.

Eu sou muito meio termo quando se trata de tradição, uma das coisas que não abri mão foi adicionaro sobrenome do meu marido ao meu e sinceramente, apoio totalmente quem também gosta, acho romantico e super fofo.

Mas e ai, o que fazer depois que estiver com a certidão de casamento e precisar trocar o nome em todos os documentos?!

Amiga, vou te ajudar começando pelo começo.

Quais documentos devo atualizar depois do casamento?

Antes de tudo você deve separar todos os seus documentos e fazer uma lista (isso é um conselho meu, acho que fica mais organizado), com todos os cartões de crédito, lugares em que tem conta, bancos e etc, para que possa aos poucos ir atualizando cada um deles.

Eu recomendo começar pelos documentos, afinal você precisará deles todos atualizados caso tenha alguma emergência e também para atualizar outras coisas, como cartões, contas e etc.

Atualizando o RG

Atualizar nome de casada nos documentosNo caso no RG, comecei por ele, você precisará de toda forma tirar uma segunda via, mesmo não tendo adicionado o sobrenome de seu marido.

Em outros estados (sou de SP) não sei como funciona, mas recomendo procurar o órgão de expedição de seu RG para retirar mais informações de como tirar a segunda via.

Em SP, você pode através do site do Poupa Tempo (clique aqui), agendar o dia e horário que deseja ir retirar a segunda via, no site, durante o processo de agendamento, você terá total acesso a que tipo de documentos precisará para fazer a atualização e se precisará levar foto ou não (em alguns postos é possível tirar a foto por lá mesmo).

Assim você evita filas e faz o processo de forma muito mais fácil. Eu fiz assim e em 20 minutos já tinha feito todo o processo de tirar a segunda via do RG.

O meu RG ficou pronto para retirar em uma semana (super rápido) e caso você não possa ir buscar, pode pagar uma taxa de R$9 para ue enviem para a sua casa.

Para atualizar o CPF

Para quem é das antigas como eu e ainda não precisou tirar a segunda via do CPF, ainda possui o cartão azul de plástico. Pois bem, esse cartão não é mais emitido.

Para atualizar seu CPF, você terá algumas formas, como:

  • Ir até uma agência dos Correios;
  • Ir até uma agência do Banco do Brasil (e aqui se não me engano você terá que pagar uma taxa pela atualização);
  • Ou fazer como eu e atualizar o CPF em casa pela internet (você pode acessar o site clicando aqui).

Através do site você vai procurar pela opção de atualizar o CPF e assim que a página carregar você precisará adicionar todos os seus dados pessoais. Atenção! E você tiver mudado o nome aproveite para colocar o seu nome já completo.

Entre as informações que você terá que preencher, você encontrará a opção “informações”, aqui você deverá Atualizar nome de casada nos documentospreencher com os dados de um de seus documentos, caso já tenha atualizado o RG, você pode colocar os dados dele que automaticamente o sistema já saberá que você se casou ou pode adicionar os dados da certidão de casamento, onde eles também saberão que se casou.

O processo é super simples e após preencher o cadastro, já conseguirá ter acesso ao documento com o nome de casada. Você deverá imprimir e guardar o documento com você.

Atualizar a CNH

Para atualizar sua CNH, em alguns casos você pode ir até um Poupa Tempo que também oferece os serviços de Detran, ou diretamente com postos do Detran.

No site do Poupa Tempo você também consegue informações sobre esses serviços.

Atualizar o Título de eleitor

Para atualizar o título de eleitor você deverá procurar próximo a sua casa, um cartório eleitoral e lá tirar todas as suas dúvidas.

O processo também pode ser agendado pela internet para evitar filas, você pode clicar aqui para acessar o site.

Durante o processo de agendamento você terá acesso a todos os documentos que precisará levar para fazer a alteração.

Atualizar a Carteira de trabalho

Aqui em SP a carteira de trabalho é tanto para primeira via quanto segunda, feita pelo Poupa Tempo.

Você pode tirar suas dúvidas de como fazer a alteração clicando aqui e visitando o site do Poupa Tempo.

Atualizando o PIS

Para atualizar o seu PIS você deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e lá tirar todas as suas dúvidas sobre quais documentos irá precisar e como fazer para alterar.

Outros documentos, contas, cartões de crédito

Atualizar nome de casada nos documentosPara outros tipos de documentos, aconselho você a dirigir-se até o local onde ele foi criado e pedir mais informações de como fazer para alterar o seu nome de solteira para o de casada.

No caso de contas bancárias, vá até o banco onde tem conta e fale com o seu gerente.

Cartões de crédito, você deve fazer o mesmo, entrar em contato com a financiadora e solicitar informações, voc~e pode ligar nos números que aparecem na parte de trás do seu cartão para poder tirar essas informações.

Contas de luz, água, telefone e outras, recomendo que entre em contato com a prestadora de serviços, cada uma lhe passará as devidas informações para fazer a alteração. Talvez em alguns casos não tenha a necessidade, mas o melhor é que tire todas as suas dúvidas diretamente com eles.

Bom amiga, confesso para você que tudo leva algum tempo e que provavelmente não conseguirá resolver tudo no mesmo dia, mas aos poucos e com paciência tudo fica certo e prontinho para a essa nova fase da sua vida.

Espero ter te ajudado, pois esse artigo foi feito com muito carinho!

Sorte pra nós. 🙂

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

27 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram