Cabelo dicas

Como cuidar dos cabelos

Cuidados

Olá meus amores!

Alguns dos assuntos que mais recebo para comentar aqui no blog, é como cuidar dos cabelos e então para atender esses pedidos, resolvi separar 10 dias bem completas, na minha experiência, para que você possa cuidar melhor do seu cabelo.

Garanto para você que nenhuma das opções abaixo vai ser difícil de cumprir ou de estabelecer em seu dia a dia, são todas práticas e fáceis de se guiar e com toda certeza irão lhe ajudar muito.

Vamos à elas então?

1- Procure produtos específicos

produtos

Eu sempre comento isso por aqui no blog, devo parecer um disco quebrado, mas posso dizer que muitas de vocês não se atentam à isso.

Pode parecer um detalhe, mas sem saber você pode estar deixando seu cabelo com uma textura mais desidratada, por exemplo, só por não usar um produto correto para o seu tipo de cabelo.

Por isso sempre comento sobre produtos, se seu cabelo é normal, seco ou oleoso, se está ressecado, fraco, quebradiço, elástico, ou seja o que for, pode ter certeza que existe no mercado um produto certo para ele.

Por isso procure saber o que seu cabelo precisa e compre o correto, por que você acha que existe tantos produtos para cada tipo, atoa não é né?! 🙂

2- Hidratação, nutrição e reconstrução

Hidratação

Aqui no blog também deixo sempre bem lembrado que essas três etapas podem até mudar o seu cabelo de tão importante que são, então se preocupe em levá-las para o seus cuidados também.

Lembre-se de usar produtos para nutrição, hidratação e/ou reconstrução, nem sempre um cabelo necessita só de hidratação. Então se hoje você hidratou, semana que vem você nutri e na outra semana faz um reconstrução, não existe segredo!

3- Não exagere nas químicas

Químicas

Quando eu digo não exagere, não estou dizendo só em uma química, estou falando sobre todas!

Deixe para fazer cada química no seu tempo determinado, não junte tudo para economizar tempo, por que você poderá ficar careca e isso não é um exagero!

Se puder deixar de lado as químicas, melhor ainda, mesmo com produtos revolucionários, que recuperam  o cabelo rapidamente, ainda sim optar por não usar é ainda mais seguro.

Mas se você é como eu que não aguenta ficar sem mexer no cabelo, tente pelo menos diminuir a quantidade de vezes.

4- Cuidados semanais

como-cuidar-dos-cabelos (3)

Tem pessoas que eu conheço que dizem que só aplicam uma máscara de hidratação no cabelo quando lembram, uma vez no mês e olhe lá.

Ter um comprometimento semanal ajuda muito a recuperar o cabelo ou mantê-lo saudável. Mesmo um cabelo natural, que não precisa de tantos cuidados e esteja totalmente hidratado, ainda sim é bom ter cuidados semanais.

Como uma semana ou outra fazer uma hidratação, aplicar uma ampola, fazer um banho de brilho. Sabe coisas simples, mas que ajudam muito a manter o cabelo perfeito!

5- Não exagerar na chapinha, secador ou babyliss

Secador

Parece besteira, mas não exagerar nesse tipo de coisa também ajuda a manter a saúde do cabelo.

Conheço uma amiga que usa secador e chapinha todos os dias que lava o cabelo, e ela lava o cabelo dia sim e dia não. Um dia fui perguntar se ela aplicava algum leave-in ou protetor térmico no cabelo antes de secar e ele me perguntou o que era aquilo!

Misericórdia desse cabelo, imagine a situação? Isso não pode. Leave-in, protetor térmico, são produtos baratos no mercado e qualquer perfumaria você encontra um de qualidade.

Então tente não exagerar no calor que danifica demais o cabelo, e se não consegue evitar, pelo menos usar um protetor para diminuir o dano.

6- Mantenha o cabelo limpo

como-cuidar-dos-cabelos (7)

Nem todo cabelo necessita de ser lavado todo dia, isso por que alguns cabelos são do tipo seco e lavá-los todo dia poderia deixá-los ainda mais seco. Mas mesmo assim, não deixe muito tempo sem lavar o cabelo.

Eu já ouvi muitas pessoas dizendo que lavar o cabelo todo dia faz mal para o fio e para o couro cabeludo, posso ser sincera?

Sempre lavei meu cabelo todos os dias e nunca me aconteceu nada. Ao contrário, percebo que naquele mesmo que lavei meu cabelo mais vezes, ele ficou mais soltinho, bonito, saudável e até cresceu mais.

Quando você lava o cabelo mais vezes durante a semana, o  seu cabelo tem menos risco de ser mal tratado pela poluição e isso é valido também para o couro cabeludo.

7- Alimentação

como-cuidar-dos-cabelos (8)

Essa eu poderia ter falado como primeira opção, mas todo mundo já sabe né?! 🙂

Se é da alimentação que todos os nossos tecidos retiram suas necessidades básicas para sobreviver, é lógico que o cabelo está no meio dessa regrinha.

Procure ter uma alimentação saudável, como certinho, verduras, frutas, proteínas (do que o cabelo é feito). Muitas pessoas não sabem, mas somente uma pequena quantidade de vitaminas e proteínas vai para o nosso cabelo.

Então como bem para que o alimento supra a necessidade dos cabelo também.

8- Corte

como-cuidar-dos-cabelos (9)

Mesmo que não seja totalmente necessário cortar o cabelo para que ele cresça, como muito dizem. Manter o corte do cabelo em dia, vai deixar a juba mais bonita e sem aquelas pontas horríveis que ninguém aguenta.

O certo é cortar o cabelo de 3 em 3 meses, você não precisa passar a tesoura e cortá-lo pela metade, mas pelo menos tirar as pontas já faz um bem danado.

9- Dormir com o cabelo seco. Sempre!

como-cuidar-dos-cabelos (10)

Sei que muitas vezes dá preguiça de secar o cabelo antes de dormir, mas se vai lavar de noite mesmo e não tem jeito, então termine logo o que começou.

Dormir com o cabelo molhado faz mal não só para você como também para o seu cabelo, que pode ter um risco maior de cair, como também de passar fungos para o couro cabeludo.

Então ou deixe para lavar no dia seguinte ou seque o cabelo! 🙂 Mas não esqueça do termo protetor!

10- Vitaminas

como-cuidar-dos-cabelos (11)

Como disse mais acima, as vitaminas e proteínas que consumimos diariamente nem sempre são o bastante para chegarem até o cabelo, por isso ter uma alimentação equilibrada é muito bom.

Mas não tem problema nenhum você dar uma ajuda extra para o seu organismo, consumindo vitaminas por fora, como esses complementos que vendem em farmácias.

Lógico que antes de tudo é melhor você comparecer à um médico para saber do que você mais precisa, mas procure de verdade para ver como dá uma grande diferença.

Fora esses complementos vitamínicos, você pode também comprar aquelas ampolas de vitamina em perfumarias,  elas são próprias para os cabelos e você pode colocar em algum produto (o que eu não gosto muito de indicar), ou melhor ainda usar direto no cabelo.

Pronto meninas, espero que essas dicas de como cuidar dos cabelos ajudem bastante todas vocês.

Não esqueça de compartilhar comigo o que você mais gosta de fazer na hora de cuidar do cabelo, vou adorar saber!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

  • Priscila M Santos

    Oi, Andreia! Tudo bem? Também lavo os cabelos todos os dias e não acho que este seja o problema. Faço atividade física todos os dias, deixar de lavar os cabelos para mim não é opção, preciso remover o suor pois meu couro cabeludo sua de pingar!! Acho que escolhendo os produtos certos para o que o seu cabelo está precisando no momento e lavando direitinho (usando a quantidade certa, massageando com delicadeza e depois retirando bem todo o produto) o cabelo não fica mais seco, mais oleoso ou mais danificado. O que eu percebo de conversar com amigas é que muitas não sabem dizer o que o seu cabelo realmente está precisando. Confesso que eu mesma às vezes me confundo, até porque tem dia que o cabelo resolve ter vida própria e fica revoltado. Minha dica é observar durante uma semana e ir anotando o que você acha que o seu cabelo está precisando em cada dia (mais brilho, menos óleo, reparação das pontas, mais textura, menos volume, mais força, mais maciez, e por aí vai). No final é só ver o que mais se repetiu e isso é o que o seu cabelo está mais precisando. Se eu sair comprando produtos justamente no dia que meu cabelo acordou bagunçado, vou comprar o produto errado, ou pelo menos comprarei um produto que vai resolver o problema daquele dia somente. Assim vamos acumulando um monte de produtos que usamos muito pouco, vencem e vão pro lixo. Observando o que o meu cabelo mais precisa consigo comprar produtos melhores, que vão direto no problema que meu cabelo está passando, sem desperdiçar meu tempo com produtos que não funcionam tão bem e sem desperdiçar meu dinheirinho. 🙂

    • vaidosaaoextremo

      Perfeito linda, essa creio ser a realidade da maioria das meninas, e é uma ótima dica! Analisar o cabelo faz toda diferença, Adorei! 🙂
      Realmente tem dias que o cabelo parece mesmo ter vida própria e ai cabe à nós vermos o que fizemos de diferente para que ele esteja daquela forma, como que produtos usamos, o que comemos, ou qualquer coisa do rotina que tenha sido diferente, analisar e procurar obter resultados.
      Afinal é realmente como você disse, nós não temos dinheiro para sair gastando ato atoa por ai! rsrsrsrsr
      Obrigada linda, sua dica valeu demais! É isso ai! Bjus :* <3

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram