Cabelo dicas DIY Tutoriais Vídeo

Corte Bordado – Como tirar as pontas duplas do cabelo

Como cortar as pontas duplas

 

O corte bordado, um corte que não tira comprimento e ainda de quebra leva as pontas duplas embora é um corte que você pode fazer em casa, sozinha e eu vim ensinar como.

Esse corte é ótimo para quem está com muitas pontas duplas no cabelo e vive tirando o comprimento achando que é a melhor solução. Até seria, há um tempo atrás, mas hoje existe a opção do corte bordado que retira as pontas duplas conforme os cortes. Ou seja:

A cada vez que você faz o corte, menos pontas duplas você terá, mesmo com um cabelo que continua com o mesmo comprimento.

O que são pontas duplas?

Conforme o desgaste do cabelo, sofrido pelo exagero de químicas, uso de secador, modeladores e chapinhas sem protetor térmico, o cabelo sede, perde massa e aos poucos abre suas cutículas. Alguns arrebentam pela metade, outros dividem-se em várias pontas, daí o termo pontas duplas.

Existe algo que recupere pontas duplas?

Hoje no mercado de cosméticos e produtos para os cabelos existem muitos produtos que dizem tratar de pontas duplas e até evitá-las.

O fato é que depois que um ponta se torna dupla, produto nenhum faz com que ela volte a se unir ao restante do fio, alguns produtos podem dar a impressão de uni-las, mas após o banho é possível perceber as pontas novamente.

Alguns dos produtos que dizem evitar pontas duplas, podem até mesmo evitar de verdade, como protetores térmicos, mas como disse acima, depois de formadas a única forma de retirá-las é o corte, o que até pouco tempo atrás, era necessário ser muito para retirar todas as pontas duplas. O terror de muitas mulheres.

Hoje com o corte bordado é possível retirar as pontas que estão danificadas e que formam pontas duplas, apenas cortando essas pontas, pequenas, sem ser necessário retirar nada do comprimento.

O primeiro corte já retira todas as pontas?

Depende do atual estado do seu cabelo. Um cabelo menos danificado pode ter um quantidade menor de pontas duplas,  permitindo que essa pequena quantidade já seja retirada no primeiro corte.

A maioria dos cabelos mais danificados e com muitas pontas duplas, é necessário mais de um corte para retirá-las completamente.

O cuidado com o fio deve ser sempre continuo, hidratando, nutrindo e reconstruindo o fio como for necessário para manter a saúde dos fios.

Mantendo a saúde dos fios e mantendo o corte pelo menos uma vez a cada 2 meses, é possível reparar todas as pontas duplas e evitar o retorno.

De quanto em quanto tempo posso fazer o corte?

Seja um cabelo menos danificado, seja um cabelo muito danificado, o corte bordado nunca deve passar de uma vez a cada mês.

Em minha experiência consegui recuperar o cabelo bem danificado e cheio de pontas duplas com um corte bordado por mês, em apenas 3 meses.

O que vai depender é do quanto e como você trata do seu cabelo. Se mantem um rotina de cuidados, não agride muito os fios e mantem uma alimentação saudável, recuperar um cabelo de pontas duplas é muito mais rápido e fácil.

No vídeo abaixo fiz o passo a passo de duas formas que costumo fazer o corte bordado. O vídeo está bem didatico e nele tiro muitas outras dúvidas sobre o corte.

Então assista o vídeo e aprenda como fazer o corte bordado sozinha e em casa.

Passo a passo do corte bordado

Bom é exatamente isso que mostrei para vocês e tentei falar tudo o que vocês precisavam saber, o vídeo sem edição ficou com mais de 20 minutos, mas consegui editar de uma forma que tudo que fosse muito importante ficasse no vídeo e ao mesmo tempo não ficasse tão exaustante, espero que tenham gostado e a ajude a fazer o corte.

Atenção

Em caso de dificuldade em fazer o corte, peça a ajuda de outra pessoa mais velha (caso você seja muito nova) ou que a ajude enxergar as partes em que você não consegue fazer o corte.

Assim você evita cortar o cabelo errado e se arrepender depois.

E mesmo assim se ficarem com alguma dúvida, fiquem a vontade para deixar aqui nos comentários, pois responderei todas com muito prazer, minha intenção é somente ajudar!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

  • Patrícia Rodrigues

    Olá! Seu cabelo é muito bonito, parabéns! Estou iniciando uma saga em busca da recuperação do meu. Eu o pinto de vermelho há uns dois anos e ele ficou um lixo. Tenho várias dúvidas a respeito do corte de bordado e quero saber se vc pode me ajudar. Meu cabelo não tem ponta dupla, nenhuma. Tenho investido bastante em reconstrução, talvez seja por isso. Mas ele está muito ressecado e tem muito, muito frizz. O corte bordado é indicado nesse caso também? Se eu for cortar todo o frizz, não vai sobrar quase nada…rsrsrs Outra coisa: meu cabelo é muito comprido e repicado. Corro muito risco de errar a mão e fazer cagada? Obrigada!

    • vaidosaaoextremo

      Oi linda então, a principal função do corte bordado é tirar pontas duplas, se no seu caso você diz que não tem então não é preciso. Se seu cabelo anda muito ressecado e com frizz recomendo você investir em nutrição e hidratação, assim como está investindo em reconstrução. Se ao passar das hidratações e cuidados com ele você notar que ele ainda continua ressecado, ai recomendo que faça o corte bordado para ver se ele tira um pouco. no caso de seu cabelo ser repicado é preciso sim tomar mais cuidado para não cortar errado, então se achar que deve mesmo cortar, tome muito cuidado, tire somente as pontas dos fios, não suba muito com a tesoura e se limite a cortar do comprimento para as pontas, quanto mais mexer nas pontas melhor, o corte bordado você não deve subir muito senão corre o risco de ficar ainda com mais frizz. Mas se fizer com calma e se limitar a cortar somente as pontinhas dos fios que se sobressaírem e ter cuidado, vai dar certo sim. ^^

  • Patrícia Rodrigues

    Tenho mais uma dúvida: estou para tingir esses dias. Seria melhor fazer o corte antes ou depois da tintura?

    • vaidosaaoextremo

      Quando eu faço o corte prefiro deixar para depois das tinturas, afinal a tintura sempre abre as cuticulas e geralmente o cabelo fica mais exposto depois disso, então você pode optar por fazer depois e junto com uma boa hidratação! 🙂
      Espero ter ajudado linda, qualquer coisa estou por aqui! 🙂
      Bjus <3

  • Patrícia Rodrigues

    Muito obrigada!!

    • vaidosaaoextremo

      De nada flor! 🙂

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram