conselhos de amiga dicas pele saúde

Cuidados com a pele – Limpeza diária do Rosto

Foto de destaque

Olá meus amores!

Hoje em dia todas nós sabemos o quanto se preocupar com a pele e mantê-la, assim como todo o organismo, saudável é essencial.

Maquiagem é tudo de bom, dá alto estima, valoriza seus traços, deixa mais bonita, mas não devemos esquecer que uma pele bem limpa é a alma do negócio.

Por isso hoje preparei um post super legal e bem informativo para que você saiba por onde começar e qual a melhor forma de limpar seu rosto.

Limpeza

Para que a pele consiga aproveitar ao máximo o produto que será aplicado posteriormente – seja ele hidratante, antioxidante, despigmentante, maquiagem e etc, é importante que a barreira que existe entre ela e o produto seja a menor possível. Portanto, sujeiras como poeira, poluição e até mesmo a própria produção de gordura da pele devem ser retiradas da melhor forma, e a água sozinha não vai dar conta! 🙂

Como escolher um bom higienizador fácil?

Na hora de higienizar a pele do rosto, devemos sempre procurar por produtos que sejam específicos para isso, muitos erram no momento de lavar o rosto, aplicando o mesmo produto que passam no corpo. Isso não é certo!

Procure ao rótulo do produto aquele que esteja especificando “facial”, pois produtos específicos para o rosto contêm surfactantes mais suaves do que os adicionados aos sabonetes corporais.

Procure também pela descrição “neutro” ou “pH neutro”, isso significa que o pH do produto é muito próximo ao da pele saudável, que é ácido – entre 5,2 e 5,5, e não 7, como logo imaginamos ao pensar em pH neutro como conceito químico.

O pH é um dos mais importantes mecanismos de defesa da pele, pois os micro-organismos aceitam mal a acidez, por isso variações no pH implicam diretamente o desequilíbrio da saúde da pele.

Quais são os higienizadores mais encontrados no mercado e qual é o melhor para a minha pele?

Existem dois tipos de higienizadores no mercado, mas a melhor para você será aquele que mais se enquadra na sua rotina e suas preferências pessoais.

Sabonetes faciais

exemplos de sabonetes

Os preferidos, pois proporcionam uma sensação agradável de limpeza após o enxágue. Podem ser apresentados em barra, líquidos, em creme, espuma ou gel.

Os componentes da fórmula vão determinar a finalidade, se é para pele mista, oleosa, acneica, sensível ou seca, por isso fique atenta à descrição.

Os sabonetes em barra perdem a preferência por ser menos prático, pois ficam expostos ao meio externo, ressecam, acumulam sujeira. Já os líquidos permitem retirar apenas a quantidade que se deseja usar, mantendo o restante do produto intacto dentro do frasco.

Loções de Limpeza

Loção

Tendem a ser mais suaves, por que possuem pouco surfactante, e podem ser removidas com algodão ou lenço facial, não precisam ser necessariamente enxaguados. Quando usadas sem enxágue, podem deixar na pele substâncias que ajudam a tratá-la, como emolientes e antioxidantes.

Por ser menos agressivo é recomendado para peles sensíveis e alérgicas.

Podem também serem usadas para retirar maquiagens. 🙂

Qual a melhor hora de lavar o rosto?

Hora de lavar

O ideal é lavar o rosto pela manhã, ao acordar, e á noite, antes de dormir.

Há uma sequência que deve ser usada, principalmente para as adeptas de maquiagem, para se ter certeza que todas as áreas do rosto estão limpas.

Comece pelo inicio da testa, passe pelo nariz, depois as bochechas e por fim o queixo e pescoço, sempre massageando com movimentos circulares.

O ato de limpar a pele é um dos atos mais importante dos cuidados que devemos ter. Após a limpeza com sabonete ou loção de limpeza, você pode escolher aplicar ou não um tônico facial.

Eu mesmo não aplico, pois não encontrei até hoje um que funciona-se bem comigo, todos que já usei causaram irritação e espinhas bem inflamadas, como alergias, então optei por não usar e minha pele se deu muito bem dessa forma. Mas não quer dizer que seja assim com você também.

Se quiser optar por usar, procure uma Dermatologista que possa indicar o correto para o seu tipo de pele.

O esfoliante também é importante, mas não aconselho para todos os dias, e sim em um momento de limpeza mais profunda, aconselho procurar uma Dermatologista também e se informar em relação ao esfoliante e qual a melhor forma de uso para a sua pele.

Após toda a limpeza, é sempre bom aplicar um hidratante (também facial, especifico para o seu tipo de pele), assim com a pele limpa o resultado do hidratante fica ainda mais potente e é uma boa forma de manter a pele bonita e bem cuidada. 🙂

Se você tem dúvidas sobre que tipo de pele é a sua, oleosa, mista, sensível ou seca, clique aqui e veja uma matéria totalmente voltada para isso e tire suas dúvidas.

Bom meus amores, espero que tenha ajudado, tentei deixar tudo de uma forma bem fácil de entender e que não ficasse tão exaustivo!
Sempre quando começamos a ter um cuidado maior com a pele, dúvidas surgem de todos os cantos e isso é o mais comum, afinal não somos expert no assunto para saber direitinho por onde começar, então procure sempre por seu médico e com certeza ele te dirá o caminho certo.

Tudo que fiz aqui foi passar aquilo que entendo sobre o assunto e que me ajudou muito quando comecei os meus cuidados, espero que tenha ajudado!

Beijinhos e até a próxima! ♥

 

Andréia Verrone

27 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram