conselhos de amiga dicas

Depressão e Síndrome do Pânico – O que é?

Olá meus amores!

Todas vocês sabem que aqui no blog, sempre que posso, tento compartilhar com vocês assuntos que muitas vezes fazem parte do nosso dia a dia, e hoje pensei em trazer no nosso conselhos de amiga, um assunto que já vi muito por aí e que fazem muitas pessoas sofrerem, tanto mulheres quanto homens.

O assunto meus amores é Depressão e Síndrome do Pânico, doenças que na maioria das vezes surgem do nada e fazem muito mal a quem quer que seja, desde quem está doente até quem está em volta dessa pessoa.

O que é depressão?

650992_73096163

De uma forma bem resumida, depressão é uma doença que causa alterações químicas no cérebro do individuo causando humor depressivo, ansiedade, angústia, sentimentos de medo, insegurança, desesperança, vazio, desespero, pessimismo, culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, e muitas outras como a morte.

Mas você pode virar para mim nesse momento e pensar, poxa mas também sinto isso às vezes, não sempre, mas sinto, será que estou com depressão?

Geralmente pessoas com depressão sentem tudo que foi listado acima e muito mais, todos os dias, 24 horas por dia, não conseguem reagir, ficam presas à esses sentimentos sem saber o que fazer. Então a melhor forma de descobrir e procurar seu médico.

Algumas pessoas nessa situação desejam a própria morte, e ela pode até planejar e tentar o suicídio.

Na maioria dos casos deve ser acompanhada por um médico especialista para uma melhora e evolução do paciente, para que ele volte a ver sentido na própria vida e vontade de voltar a ser feliz e viver, acima de tudo.

Pode surgir diante de alguma ocasião que tenha causado um conflito interno na pessoa, como medo excessivo, perda e outros sentimentos que possam fazer com que o individuo não acredite que possa continuar ou que nada mais vai dar certo.

O que é Síndrome do Pânico?

444500_92910119

Um transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de algo que pode acontecer de forma inesperada.

Acontecem ataques de pânico frequentes que começam de repente e atingem seu ápice dentro de 10 a 20 minutos. Alguns sintomas podem continuar por uma hora ou mais e muitas vezes pode ser confundido com um ataque cardíaco.

São doenças que realmente merecem toda a nossa atenção, afinal podem causar até a morte dependendo da gravidade.

Eu mesma já tive casos de depressão na família e sei o quanto é doloroso para todos, a dor é imensa.

Senti necessidade de compartilhar essas informações com vocês por que muitas vezes passamos por alguns problemas e sentimentos e não sabemos o que fazer, nem da onde vem e nem como resolver, e às vezes tudo isso por falta de informação.

Muitas pessoas tem preconceito, dizem que é frescura, doença de gente que tem dinheiro, não é bem assim, a doença realmente existe e agir assim diante de quem pode estar com sintomas, não ajuda em nada e só faz piorar.

Aconselho até que todas as pessoas procurem médicos especialistas pelo menos uma vez na vida, um Psicólogo ou Psiquiatra, poderá ajudar você a encontrar respostas para qualquer dificuldade e não só para essas doenças. Não faz mal algum e pode até te deixar mais confiante diante dos problemas.

Queria me consultar com um médico especialista, mas não tenho dinheiro para pagar uma consulta!

Você pode procurar por universidades e faculdades que oferecem atendimento gratuito, ou um hospital ou posto de saúde próximo da sua residência ou trabalho e também procurar por profissionais que prestam atendimento gratuito em caso de pessoas que não podem pagar.

O melhor é você procurar por ajuda médica e não esperar que tudo se resolva sozinho.

A quem está próximo a pessoa doente, tenham paciência e não deixem de apoiar e mostrar a pessoa que o tempo todo e para qualquer coisa vocês estarão presentes, esse é um bom sentimento de conforto que pode ajudar muito.

Espero ter ajudado e lembrem-se sempre, pessoas são sensíveis e muitas vezes sofrem caladas, então se você está em uma das situações acima e ainda não contou para ninguém, não faça isso, fale, abra o seu coração seja com uma mãe, pai, irmãos, amigos, padre, pastor, médico, filhos, cônjuge e etc. Nessas horas pode ajudar muito e se você não sabe como reagir essa pessoa pode ser um grande alicerce para você e ajudá-lo a continuar e melhorar.

Termino esse post com muita emoção e esperança de que essas informações ajudem a todos que estão na mesma situação, pois já passei por isso e não desejo a ninguém, que vocês tenham cada vez mais amor, muito amor, em seus corações e acima de tudo nesse momento e em qualquer outro se apegue a sua fé, seja ela qual for.

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram