Cabelo dicas

Dicas de especialistas para a limpeza correta dos cabelos

Cabelo limpo

Olá meus amores!

Todas vocês sabem o quanto adoro mexer no cabelo e o quanto me dedico em compartilhar coisas interessantes sobre o assunto porque sei que vocês também adoram.

Hoje a dica é sobre limpeza dos fios, pois é minhas amigas, todo mundo fica interessada quando o assunto são tratamentos, mas ninguém lembra que limpar os fios corretamente também é uma forma de cuidar e tratar do fio.

Então separei para vocês algumas dicas de especialistas que recomendam muito que façamos quando estamos no banho lavando as madeixas.

Diluir o xampu

O primeiro passo para limpar bem o cabelo é molhar bem toda a cabeça e na hora de passar o xampu vale diluir em água, mas atenção não coloque água dentro do frasco de xampu, dilua em um potinho somente o que você irá usar no momento da lavagem (não se preocupe pois não altera a qualidade da limpeza e ainda ajuda a economizar fazendo o xampu durar mais tempo!).

Massageando o couro cabeludo

No momento de usar o xampu, aproveite para limpar bem o couro cabeludo, mas atenção sem esfregar e sem passar a unha, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos, isso ajuda a deixar o couro mais limpo e mesmo com muitos especialistas dizendo que não, muitas mulheres dizem que perceberam diferença no crescimento dos fios, ao fazer massagens na hora de lavar o cabelo.

Eu mesma nunca percebi diferença em massagear o cabelo e ele crescer mais rápido, mas que limpa melhor o cabelo e ainda relaxa, é verdade! 🙂

Sem contar que quando você esfrega o couro cabeludo usando a unha, você ajuda a provocar a caspa, então massageie com as pontas dos dedos.

Espuma não quer dizer limpeza

A capacidade de limpeza de um produto não está em fazer espuma, a quantidade de espuma do xampu depende de quantos ingredientes à base de sódio ele contém: quanto mais sal, mais espuma.

Então não descarte um produto só porque  ele não fez espuma, antes preocupe-se em ver se o xampu limpou bem os fios.

Para o cabelo

Existe um número certo de lavagens para o fio ficar limpo?

Isso vai depender do nível de sujeira dos fios, o que pode ser notado com a manipulação dos cabelos ao fim da primeira lavagem.

Na grande maioria das vezes, principalmente nos cabelos mais oleosos, são necessárias duas lavagens para limpar bem os cabelos.

Eu costumo usar, na maioria das vezes, um xampu transparente antes de qualquer  xampu e depois aplico um que gosto, é tiro e queda, meu cabelo fica super limpo, igual quando lavamos no salão! 🙂

Cuidado com os resíduos

Procure sempre enxaguar bem o cabelo, para que nenhum resíduo permaneça nos fios. Principalmente quem tem cabelos compridos, pois na maioria das vezes são sempre os que  mais acumulam.

Resíduos de cosméticos deixam os fios elétricos, sem movimento e ressecados, mesmo com o uso de condicionador em seguida, o que faz do enxágue adequado mais importante que a lavagem.

Não fique com a cabeça por muito tempo debaixo da água

O tempo de duração de um banho, pelo menos de água corrente na cabeça, deve ser em média de três minutos e sempre com temperatura levemente morna, nada de lavar o cabelo em água escaldante!

Então não fique muito com a cabeça debaixo da água e nem muito tempo no banho também para economizar água né?! 🙂

Agora uma dica para aumentar o brilho, diminuir a eletricidade estática dos fios e finalizar a limpeza

Com o cabelo já limpo e ainda molhado, aplique a mistura de meio copo de vinagre com um litro de água em temperatura ambiente nos cabelos. Esse banho de vinagre é muito prático, pois pode ser feito em qualquer lugar e não toma muito tempo. A mistura também é válida para amenizar os tons esverdeados dos cabelos claros após exposição à água de piscina.

Procure não abusar do vinagre, não passe todos os dias, talvez uma vez por semana já seja suficiente.

Viu como é importante o momento de lavagem dos cabelos?! 🙂

Espero que tenham gostado minhas amigas e não esqueçam de compartilhar com as amigas que precisam dessas dicas, assim vocês me ajudam também!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!
Você pode me encontrar também no blog Livros Que Ajudam

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram