dicas Gostei disso saúde

Como está sua saúde? Saiba os exames ginecológicos que as mulheres precisam fazer

Embora muitas vezes não sejam realizados com a frequência necessária, os exames de rotina são essenciais para identificar qualquer anormalidade e iniciar o tratamento de uma doença o mais rápido possível. No topo da lista das mulheres, estão os ginecológicos, que devem ser realizados desde a infância, quando começam a aparecer os primeiros sinais da puberdade, até a idade avançada.

A partir do momento que a menina ou mulher passa a ter uma vida sexual ativa, a rotina ginecológica deve ser anual. Segundo Carolina Vicente Banzoli, médica ginecologista da rede de centros médicos dr.consulta, o ginecologista é o clínico da mulher e, na maioria das vezes, quem diagnostica doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto), entre outras.

Durante a conversa na consulta, é comum o médico fazer um histórico da vida da mulher, perguntando sobre diversas doenças e/ou cirurgias realizadas. Após a investigação do histórico e dos hábitos de saúde da paciente, o médico faz um exame físico no próprio consultório que compreende:

  • exame clínico da mama: inspeção e palpação;
  • exame clínico do abdome: inspeção e palpação;
  • inspeção dos órgãos genitais externos: avaliação da vulva para verificar sem há alguma lesão;
  • exame especular: avaliação da vagina e do colo de útero;
  • toque vaginal: exame para sentir o tamanho do útero e ovários e verificar se há alguma anormalidade.

Após esta etapa, o ginecologista vai solicitar uma série de exames, que podem identificar possíveis doenças nas mulheres:

 

EXAME PARA QUE SERVE? QUANDO FAZER? FREQUÊNCIA
 

PAPANICOLAU

Rastreio de câncer de colo de útero. É o exame mais importante. Realizado a partir da coleta de células do colo do útero. Após um a três anos da primeira relação sexual. Anual ou a cada três anos após dois resultados consecutivos normais com boa amostra de células para alguns casos.
 

ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICO E DAS MAMAS

Verificar a presença de anormalidades no útero, ovários, ou se há nódulos ou cistos mamários A critério médico, a depender de queixas da paciente e do exame físico. A critério médico, ou anual dependendo da patologia da paciente.
MAMOGRAFIA Rastreio do câncer de mama. A partir dos 40 anos. Anual.
 

COLPOSCOPIA E VULVOSCOPIA

Rastreio de câncer de colo e vagina.

Investigação de patologias da vulva.

Em caso de papanicolau alterado, na presença de lesão em colo ou vagina durante o exame físico ou na ocorrência de sangramentos. A depender da patologia diagnosticada, pode ser trimestral, semestral ou anual.
COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES Verificar os níveis de gordura no sangue. A partir dos 20 anos, ou antes se há fatores de risco. A critério médico.
 

GLICEMIA DE JEJUM

Para prevenir o diabetes. A partir dos 20 anos, ou antes se há fatores de risco. A critério médico.
 

TSH e T4L

Verificar doenças na tireoide. Em pacientes com doenças autoimunes, história familiar de tireoideopatia e pacientes idosas. A critério médico.
 

SANGUE OCULTO NAS FEZES

Para detecção precoce do câncer de intestino. A partir dos 50 anos. Anual.
 

DENSITOMETRIA

ÓSSEA

Detecção de osteopenia ou osteoporose Geralmente a partir dos 65 anos, ou antes se há fatores de risco. A cada três anos em caso de resultado normal; e a cada dois anos se há resultado alterado.
 

ELETROCARDIOGRAMA

Rastreio de doenças do coração. A partir dos 70 anos, na ausência de fatores de risco. Anual; semestral em pacientes cardiopatas.

 

Informações sobre Dr.consulta

Dr.consulta é uma rede de centros médicos que oferece consultas e exames de forma acessível para famílias sem acesso ao sistema de saúde. Médicos com boa formação, uma concepção de serviços centrada no paciente e o uso inteligente de tecnologia contribuem para uma experiência de atendimento de alta qualidade. Assim, o paciente economiza tempo e recursos e pode alcançar uma vida mais saudável.

Fundada em 2011, a rede tem 29 unidades em operação (Sacomã, Jabaquara, São Bernardo do Campo, Nove de Julho, Tatuapé, Diadema, Santo André, Tucuruvi, República, Teodoro Sampaio, Santana, Itaquera, Itaim, Brigadeiro, SP Market, Largo Treze, Barra Funda, Capão Redondo, Brás, Osasco, Penha, Santa Cruz, Centro de Diagnóstico Santa Cruz, Guarulhos, Lapa, Consolação, Mauá, Taboão da Serra e Paraíso), nas quais é possível agendar com rapidez exames de laboratório ou imagem e consultas em mais de 40 especialidades, como ginecologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e otorrinolaringologia. O dr.consulta é uma prova de que serviços médicos de qualidade podem estar ao alcance de todos, desafiando a ideia de que a saúde qualificada é algo caro ou inatingível.

Pelo pioneirismo e pela qualidade de atendimento, o dr.consulta é parte do Projeto Visão de Sucesso – iniciativa da Endeavor que fomenta o empreendedorismo de impacto social. Também recebeu o prêmio Trip Transformadores 2015 pelo trabalho de promover o avanço coletivo e foi reconhecido na categoria Empreendedorismo da premiação “Excelência da Saúde” da revista Healthcare Management no mesmo ano. Completam a lista de reconhecimento da rede o Prêmio Lide de Empreendedorismo 2015, o Men of the Year da revista GQ Brasil e empresa de Maior Impacto Social no Latam Founders Awards 2016.

Mais informações: www.drconsulta.com

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram