Cabelo dicas resenha Vídeo

O que é Cronograma capilar?

Olá Vaidosas!

Meninas, já disse em alguns post’s aqui no blog que to sofrendo com meu cabelo, por consequência de muitos anos pintando os cabelos (desde os 13 – hoje estou com 25, sim sempre fui doidinha! ) e depois venho as escovas progressivas, momentos em que quis ser encaracolada (eu sei, sou doida! Isso é só a metade da minha história), resultado, meu cabelo foi ficando cada vez mais ralo e ruim.

Meninas nesse post, vou explicar tudo sobre cronograma capilar e ao final você poderá ver o meu primeiro dia do cronograma!

Então, depois de muito pesquisar caminhos de recuperação para o meu cabelo, ouvi falar do cronograma capilar.

Já tem praticamente uns 3 meses que to pra fazer esse cronograma, mas o dia nunca chega, fico com preguiça, correria com a faculdade e blog e aí já viu, nunca faço.

Mas agora que estou de férias da faculdade e com um pouco mais de tempo resolvi que vou fazer e principalmente, vou trazer pra vocês as minhas experiências e ver se realmente esse negócio funciona!

Bom, vamos as principais informações e do que se trata!

O que é cronograma capilar?

É uma programação feita por algumas semanas (pra ser mais exata 3, ou 4 se você preferir), onde você irá seguir a risca, a aplicação de alguns produtos na cabeleira para hidratalo, nutri-lo e reconstruí-lo.

Que tipo de cabelo necessita desse cronograma?

Todos os cabelos que passaram por processos químicos, que estão ressecados, porosos, quebradiços, danificados, sem brilho, ou seja, igual ao meu! 🙂

É fato meninas, se você costuma fazer muita química, descoloração, tintura, precisa fazer o cronograma para que seu cabelo se recupere de todas essas agressões.

Por isso, enquanto estiver fazendo o cronograma NÃO faça química alguma no seu cabelo, pois não estará ajudando em nada o cronograma e com toda certeza não verá resultados mesmo!

Como funciona?

O cronograma é dividido em etapas:

  • Hidratação: momento em que o fofo é recuperar a água do seu cabelo;
  • Nutrição: momento em você vai devolver a oleosidade do seu cabelo, me refiro a oleosidade natural do cabelo, aquela que é preciso para o cabelo se manter saudável.
  • Reconstrução: momento em que será reposto a massa do seu cabelo.

Existe uma tabela meninas, que é a básica para todas as pessoas. Geralmente você faz seu cronograma seguindo ela e se numa próxima vez achar que seu cabelo precisa de mais nutrição do que hidratação você faz a mudança.

Mas nunca deixe que as etapas de sua semana fiquem sem pelo menos uma hidratação, ok?
A tabela geral, para ajudar a entender é a seguinte:

Cronograma

No meu cabelo vou seguir por um mês uma tabela que fiz baseada na tabela acima, pois já fiz tanta química no meu cabelo, e depois de tanto pesquisar, vou fazer mais hidratações e reconstruções do que nutrições. E uma das nutrições to pensando em fazer umectação com óleo de Rícino, mas eu aviso quando usar.

Minha tabela ficou assim:

Cronograma que vou seguir

Se você quiser pode procurar uma cabeleleira de sua confiança para que ela te guie no que mais o seu cabelo precisa.

Depois de um mês, dependendo dos resultados, eu mudo e acrescento o que o meu cabelo estiver necessitando.

Quais os produtos que devo usar?

Minhas amigas, vocês podem usar qualquer produto, não é necessário uma marca própria, até porque às vezes o produto que vai bem no meu cabelo pode não ir bem no seu.

Mas cada etapa exige ingredientes adequados, vamos aos exemplos.

Na etapa de Hidratação

Você deve passar produtos que contenham em sua fórmula: Glicerina, extrato de plantas botânicas, elastina, colágeno, aloe vera, silicones e pode usar também o famoso Bepantol.

Na etapa de Nutrição

Procure produtos com óleos vegetais e manteigas, como: óleo de coco, de argan, de ojon, de abacate, de oliva, entre outros. Ou manteiga de Karité, de murumuru, macadâmia, etc.

Na etapa de Reconstrução

Você deve usar os produtos com: Queratina, creatinina, proteínas, aminoácidos. Se caso não tiver nenhum, mas você tenha a queratina liquida, você pode coloca-la em um creme de tratamento de sua preferência, que já ajuda.

Bom é isso vaidosas, vou deixar aqui o vídeo do primeiro dia do meu cronograma, explicando quais produtos vou usar, e se vocês quiserem acompanhar comigo a minha saga para uma cabelo melhor fiquem atentas, pois estarei lançando todo fim de cada semana do cronograma um vídeo de como está ficando e quais estão sendo os resultados!

Ah! se quiserem fazer o cronograma também e compartilhar comigo o desenvolvimento do cabelo de vocês, podem compartilhar tanto aqui no blog, ou na Fan page ou no Youtube, vou adorar ver como esta ficando os resultados de vocês também!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

  • Andressa Saantos

    eu amei seus métodos , muito obrigada ♥♡

    • vaidosaaoextremo

      Que bom minha linda! espero ajudar das próximas vezes tbm! <3 bjus imensos!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram