Cabelo dicas

O que preciso saber sobre Shampoo e Condicionador

produtos

Olá Meninas!

Lindas, hoje o post está cheio de dicas para os cabelos! Coisa que amo de paixão e tenho certeza que vocês também gostam, então borá lá?!
dicas sobre produtos para cabelos

Bom a dica é sobre shampoo e condicionador, vamos tirar algumas dúvidas e como escolher cada produto, lembrando que são informações que li em livros sobre o assunto e que já venho pesquisando já tem algum tempo.

Shampoo 

A principal função do shampoo, todas nós sabemos, que é limpar os fios e também o couro cabeludo de todas as impurezas, como excesso de gordura produzida pelo couro cabeludo e de outras sujeiras provenientes do ambiente.

Os agentes que fazem toda essa limpeza, e que estão na composição do produto, atuam apenas na camada mais externa da haste capilar, ou seja, muitos produtos que prometem alisar os cabelos ou fazer a manutenção dos cachos não são capazes de atuar nesse sentido, pois não conseguem atingir o córtex (segunda camada do fio).

Muitas dessas substâncias a mais nos xampus, além de não cumprirem o que prometem acabam deixando resíduos nos fios, dando um aspecto “pesado”e ainda deixam o produto mais caro. Então fiquem atentas! 🙂

Qual a diferença entre shampoo para cabelo oleoso e xampu para cabelo seco?

A diferença está principalmente na quantidade de agentes limpadores e emolientes. Os produtos indicados para cabelos secos possuem concentração menor de limpadores e maior de emolientes, removendo a sujeira sem retirar toda a lubrificação dos fios.

Shampoo de Limpeza profunda – Shampoo antirresíduos

Esses shampoos são responsáveis por uma limpeza mais profunda de todos os fios e couro cabeludo, pois contém ativos capazes de se ligar aos resíduos deixados por outros cosméticos, como xampus, condicionadores ou Leave-ins e removê-los.

Como a ação desse xampu é mais forte que os demais, é recomendável que se use no máximo uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, ou ainda uma vez por mês.

Como escolher

O ideal é escolher produtos compatíveis com o seu tipo de cabelo, ou seja, oleoso ou seco.

Dê preferência aos de descrição “neutro”, que têm o mesmo pH do cabelo e por isso mantêm intacta a estrutura dos fios, agredindo menos.

Lindas, estudos recentes, feitos na Unifesp, dizem que não há problema algum em um shampoo conter sal em sua composição, pois são apenas 1% de sua concentração no shampoo para espessar o produto, e até 7% de concentração do sal não causa prejuízo nenhum aos cabelos nos quesitos brilho, maciez, volume e facilidade de pentear.

Para um bom produto, procure no rótulo

Cocoil glutamato e decil glucosideo são surfactantes suaves, indicados para cabelos ressecados e couro cabeludo sensível. Lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônia (menos adstringente), tiolisina e extratos vegetais como jaborandi e calêndula são ideais para cabelos oleosos. Ácido salicílico e agentes antifúngicos (ciclopirox olamina, cetoconazol, etc.) são indicados para o combate à caspa e à coceira.

lavar da maneira correta

Condicionador

Minhas lindezas, esse vocês também conhecem bem e sabem que a função de um bom condicionador é dar emoliência aos fios, maciez e facilidade de pentear.

Mas assim como o shampoo age apenas na camada mais externa dos fios, com um grande diferencial que é selar as cutículas, ou seja, fechar as escamas dos cabelos!

🙂 Dica: um jeito fácil de saber se suas cutículas estão abertas e prestar atenção se o seu cabelo embaraça fácil, pois um cabelo com as cutículas abertas ficam com o fio desidratado, perdendo a maleabilidade e assim embaraçando mais fácil.

Melhor forma de aplicar o condicionador é colocar uma pequena quantidade nas mãos e aplicar do comprimento para as pontas, deixando sempre, um espaço de dois dedos (no mínimo) da raiz, pois os hidratantes e emolientes do produto aderem aos fios.

🙂 Dica: Quando for aplicar o condicionador nos cabelos, simule segurar os cabelos como se fosse fazer um rabo de cavalo, é daí para as pontas que se deve aplicar o produto. Massageie e deixe agir por dois minutos para depois enxaguar, pois isso facilita a ação emoliente.

Como escolher

Para cabelos muito compridos, sugiro condicionadores específicos, para cabelos secos, desvitalizados ou qualquer outra denominação que remeta a maior hidratação, pois cabelos muito compridos, ou seja, abaixo dos ombros, tendem a perder a oleosidade natural nas pontas, deixando um cabelo mais ressecado e esses tipos de produtos contém concentração alta de substâncias hidratantes, aumentando a chance de um bom resultado.

Cabelos cacheados são mais secos por natureza, por isso requerem cuidados especiais na escolha de um condicionador.

🙂 Dica: Siga sempre as informações do fabricante, condicionadores tradicionais devem realmente ser enxaguados.

Para um bom produto, procure no rótulo

Pidolato de sódio e sorbitol são muito comuns e têm funções condicionantes. Ceramidas e silicones (dimeticone, ciclometicone) formam um filme protetor nos cabelos e conferem brilho e maciez aos fios. Pantenol (vitamina B5), aloe vera e lanolina são potentes hidratantes. Também são boas opções fórmulas que contenham óleos vegetais, como o de amêndoas, e proteínas do leite.

E aí minhas amigas? Gostaram das dicas? 🙂 ♥

Confesso que depois que conheci esses detalhes, comprar xampu e condicionador ficou ainda mais fácil.

E como isso me ajudou muito, resolvi trazer essas dicas para vocês porque sei o quanto são importante para mim e para vocês também!

Espero que tenham curtido, fiquem a vontade para deixar dúvidas e sugestões de assuntos para as próximas matérias aqui nos comentários ( assim vocês me ajudam e eu a vocês).

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

27 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram