dicas maquiagem pele

Qual o meu tipo de pele?

Olá Vaidosas, tudo bem?!  🙂

Hoje resolvi que vou falar sobre pele, um tema super importante que muitas vezes deixamos de lado e não damos tanta importância como deveríamos!

Então vou trazer pra vocês qual é a característica de cada tipo de pele, pois é sempre bom saber com que tipo de pele estamos cuidando, e também vou comentar quais são as vantagens e desvantagens e algumas dicas do que fazer para manter cada uma deixando-as sempre lindas!

PELE NORMAL

Essa pele tem um tom uniforme e suave, sem áreas oleosas ou descamação. Muitas vezes em períodos de alterações hormonais a pele pode apresentar alguns problemas, mas acne não é típico de uma pele normal.

Dica: Mesmo sendo uma pele menos “problemática” não devemos deixar de cuidar dela também, estando sempre em dia com o filtro solar, limpeza e hidratação para evitar envelhecimento e rugas.

PELE OLEOSA

Uma das características dessa pele é ter a zona T (testa, nariz e queixo) lustrosa, há oleosidade em quase todo o rosto, poros bem visíveis e tendência a acne, no entanto, não devemos abusar de loções de limpeza e tonificantes fortes pois pode estimular ainda mais a oleosidade.

🙂 Vantagens: A grande produção de óleo retarda o envelhecimento e a pele é mais resistente a agressões externas como o sol, vento, etc.

🙁 Desvantagens: Quando surgem as primeiras linhas de expressão são mais profundas, tornando quase impossível reverter o quadro com tratamentos atenuantes e a maquiagem dura menos por ter uma oleosidade mais excessiva.

Dicas: Use loção de limpeza de a e à noite, seguida de um tonificante sem álcool, como por exemplo o de água de rosas. Hidrate todo rosto com um creme leve e sem álcool.

Loções de limpeza a base de óleo também ajuda a reduzir a oleosidade, mas desde que seja enxaguada com água morna!

Faça esfoliação até 3 vezes por semana, usando esfoliante granular, concentrando-se nas áreas mais oleosas. Aplique uma vez por semana máscara facial à base de argila.
Prefira bases compostas por água (e não óleo), ao invés de base em pó, pois deixa uma aparência mais irregular.

PELE SECA

Geralmente após ser lavada apresenta uma sensação de contração, os poros não aparentes e sem cravos, tem escamação, tem tendência a rugas finas e vermelhidão. Cuidado ao confundir pele seca com desidratada, pois a seca demonstra falta de óleo e a desidratada falta de água.

🙂 Vantagens: As linhas de expressão são mais finas, o que deixa mais fácil os tratamentos de rejuvenescimento e a maquiagem dura mais, pois não há tanta transpiração.

🙁 Desvantagens: Envelhecimento precoce, maior quantidade de linhas de expressão, escamação frequente deixando a maquiagem mais perceptível.

Dicas: Para remover a maquiagem opte por uma loção cremosa ou leitosa, massageando-a na pele. Aplique hidratante forte pela manhã e à noite e se possível óleo noturno, evite molhar e secar a pele com muita frequência, pois deixa a pele ainda mais seca!

Esfolie uma vez por semana, de preferência a esfoliantes à base de creme. Pela manhã aplique um hidratante e em seguida aplique base hidratante. Se no seu caso você possui a zona T brilhante passe um pouco de pó translucido com o uso de um pincel para que o produto não se concentre nas partes mais ásperas da pele.

PELE MISTA

Nós Brasileiras temos na maioria a pele mista, com concentração de oleosidade e poros visíveis somente na zona T, no restante do rosto a pele é normal.

🙂 Vantagens: Tirando a zona T o restante da pele é normal, adaptando-se facilmente à maioria das texturas de base e pó. Com pouca maquiagem, conseguimos o efeito necessário e o retoque da maquiagem é mais necessário apenas na zona T.

🙁 Desvantagens: Por existir um desequilíbrio, se não for usado produtos específicos para pele mista, a pele pode se tornar seca demais nas demais áreas do rosto dificultando a utilização dos cosméticos.

Dicas: Nas áreas mais secas utilize hidratante mais forte do que nas áreas mais oleosas. Se tiver a zona T oleosa (como é mais comum na pele mista) aplique pó leve para controlar o brilho e use um blush cremoso se a pele nas bochechas for seca.

Bem Vaidosas, por enquanto é isso, espero que tenha tirado algumas duvidas e te ajudado a definir qual o seu tipo de pele.

Fiquem de olho que logo voltarei com dicas de que tipo de produtos devemos ter em nossa nécessaire, especialmente para cada tipo de pele!

Qualquer dúvida ou sugestão deixem aqui embaixo nos comentários!

Beijinhos e até a próxima!

Andréia Verrone

28 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!
Você pode me encontrar também no blog Livros Que Ajudam

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram