conselhos de amiga dicas saúde unhas

Síndrome das unhas frágeis, corte e lixamento

Destaque

Olá meus amores!

Hoje é dia de fazer as unhas, mas infelizmente não tive tempo de fazer as unhas ainda, tive um fim de semana bem corrido, então hoje vou fazer diferente, vou trazer um conteúdo bem importante e que eu sei que muitas mulheres se queixam por causa disso.

As unhas fracas são umas das maiores queixas das mulheres, todas queremos unhas bonitas, fortes e muitas vezes não é isso que acontece, e na maioria das vezes não sabemos por que isso acontece.

Conhecida com Síndrome das unhas frágeis, que engloba sinais de diminuição da resistência da unha, na forma de descamação, deslocamento, rachaduras, manchas brancas e afinamento.

Essa síndrome pode ocorrer por alguns motivos, que vou listá-lo para vocês, mas antes de qualquer coisa é sempre bom deixar claro que, a melhor forma de identificar qual o real problema que ocorre com suas unhas é procurar um médico especialista, certo?! Então vamos lá.

Cuidados saúde

Desidratação

A unha tem em sua constituição certa de 12% de água e quando esse percentual cai, a unha fica mais porosa, suscetível a rachaduras e descamação.

A hidratação das unhas, de acordo com especialistas, é diretamente proporcional à umidade relativa do ar. Por exemplo: com a umidade relativa do ar em 20%, a porcentagem de água na unha é de 7%. Mas, se o ambiente estiver com 100% de umidade relativa, a unha terá 30% de água em sua composição. Quanto maior a concentração de água na unha, mais macia ela fica, sendo no máximo 30%.

Traumas

Traumas pequenos, porém repetitivos, são apontados como o maior causador dessa síndrome.

São dois os principais vilões: a digitação constante e o hábito de fazer as unhas com instrumentos errados. A digitação, cada vez mais frequente no dia a dia, gera a repetição de movimentos localizados na ponta dos dedos e nas unhas, o que em longo prazo pode causar microtraumas e enfraquecimento, principalmente se as unhas forem mais longas.

Deficiência de vitaminas e oligoelementos

Alguns estudos demonstram que a reposição de ferro em pessoas com unhas frágeis melhorou essa condição.

O uso da biotina oral (ou vitamina H) revelou-se capaz de aumentar a resistência das unhas em pacientes com síndrome das unhas frágeis. Outros estudos investigaram o papel do silício biodisponível. Importante na formação de colágeno, ele se mostrou eficaz para melhorar o aspecto quebradiço das unhas.

Por isso uma boa alimentação e cuidados especiais podem ajudar e muito a ter uma unhas bem cuidada. 🙂

Além desses aspectos o que devemos prestar atenção é no corte e lixamento das unhas, confira dicas para fazer sua unha da melhor forma e ajudar para que fique forte e bonita.

Cuidados com as unhas

Corte

Os matérias específicos para isso são somente os alicates ou tesoura afiada. O corte deve ser feito de maneira perpendicular à superfície das unhas, para evitar a delaminação, que acaba gerando descamação da unha.

A melhor forma para evitar o corte errado e a descamação das unhas, é molhá-la antes de cortar, principalmente as dos pés, que são mais duras. Molhando as unhas, elas se tornam mais maleáveis evitando o risco de lascar.

Lixamento

O lixamento deve ser feito somente nas bordas, com o intuito de encurtá-las e modelá-las, para não arranhar, puxar fio das roupas e etc.

Muitas mulheres optam por manter os cantos das unhas retos ou com ligeiro arredondado, o que do ponto de vista médico é o ideal, pois arredondar por completo as bordas laterais facilita a quebra e aumenta o risco de encravar, então se você lixa as unhas com um ligeiro arredondado continue! 🙂

Um erro muito comum para deixar o acabamento das unhas mais bonito é fazer o lixamento da superfície, esse ato afina a espessura da lâmina o que prejudica a saúde das unhas, levando a quebras frequentes, formação da lascas, pontos brancos e onicólise (quando a unha se desloca do dedo).

Então procure evitar esse tipo de atitude e prefira o lixamento somente das bordas.

Lembre-se procure um médico especialista e ele lhe passará o melhor tratamento para o seu tipo de problema.

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

27 anos, empresária, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem ainda mais da sua beleza!

Andréia Verrone

A blogueira

28 anos, empresária, recém descoberta ondulada, dedica suas horas vagas compartilhando dicas e cuidados para os cabelos e saúde, incentivando e ajudando garotas e mulheres a cuidarem de si mesmas e descobrirem mais do que sua beleza!

Saiba mais

Acesse ou siga meu canal

Acompanhe no Face

Siga-me no Instagram